Deserto do Atacama

IMG_8808

Oi povo lindo, tudo bem?
Nesse post vou compartilhar com vocês a experiência que tive no Atacama (Chile). Qualquer dúvida, deixa um comentário ☺️.

 

Ida:

Fomos de avião partindo de Santiago para o aeroporto de Calama, o vôo dura cerca de 2 horas. No aeroporto pegamos um transfer para San Pedro que custou R$ 110,00 por pessoa, o tempo de viagem é de aproximadamente uma hora.

 

Hospedagem:

Ficamos hospedadas no Parina Atacama Apart Hotel, estávamos em três amigas, indico muito este lugar, simplesmente impecável. O preço é bem justo, dependendo da época, mais barato que alguns hostels e a dona nos tratava como filhas, fazia até lanchinhos para levarmos nos passeios.

 

Chegamos por volta das 11:00 da manhã e fomos dar uma volta para fazer as cotações de passeios. San Pedro é como se fosse uma vilinha, é pequena, você consegue fazer tudo a pé, pelas pequenas ruas de terra.

A rua principal é a Calle Caracoles, nela estão a maioria das agências de viagens, restaurantes e comércio no geral. Fizemos cotação em três agências e escolhemos a  Tanni Tanni, depois de chorar muito por descontos e por termos simpatizado bastante com o dono, que foi um querido durante toda nossa estadia em San Pedro.

 

Valle de La Luna

Almoçamos num restaurante bem baratinho e após o almoços já fomos para o primeiro passeio. É um lugar lindo, bem a cara do deserto mesmo, se anda bastante, cansa, mas, no final tem um pôr-do-sol incrível para fechar a tarde, regada a pisco!

 

Dia 1

 

Lagunas Altiplánicas

No segundo dia acordamos bem cedo pra ir conhecer as lagunas altiplánicas, que é simplesmente incrível. É preciso ir bem cedo para ver este momento, delicadamente silencioso, dos flamingos. Encantador!

Dia 2 - 1

Esta foi a laguna que eu mais gostei: Laguna Miscanti.

É uma mistura de cores mágica, o peito enche de amor!

Dia 3 - 1

 

Geyser del Tatio

Aqui você precisará madrugar! Saímos por volta das 4:00 da manhã para ver o incrível campo geotérmico de Tatio, isso porque o fenômeno não dura muito e é preciso estar lá antes do nascer do Sol. Outro ponto é que aqui, você chegará a 4.300 metros acima do nível do mar \0.

A água entra em ebulição a 80 graus e forma este lindo espetáculo. No amanhecer é que o vapor é mais intenso e formam-se os jatos de água fervendo. Faz frio também, muito frio mas, é um dos passeios mais curiosos do Atacama.

Existe um ponto para banho em águas quentes, até estávamos com biquíni por baixo da roupa, mas, não suportamos o frio, perdemos a coragem, rs. 😦

 

Dia 4 - 1

Laguna Cejar

Eu amei este lugar! nesta lagoa existe uma grande concentração de sal, que faz com que você não afunde!

O lugar possui uma estrutura bem simples, com duchas para que você possa tomar um banho após sair da lagoa (o corpo fica encharcado de sal). Fazia muito frio mas, fomos dispostas a enfrentar hehe. Dentro d’água era suportável!

 

Dia 4 - 2

 

Ojos de Salar

Saindo da Laguna Cejar passamos por este lugar lindo, que mais parece um espelho. Já havia esquentado bastante, pudemos tomar um pisco pra comemorar (da-lhe pisco!).

 

Dia 4 - 3

 

Termas de Puritama

Aqui eu me senti bem! depois de tanto frio, enfim, encontramos um lugar onde foi possível entrar na água sem ter a sensação de morte!

Não deixem de visitar este lugar, principalmente se sua visita for no inverno, como foi a minha. São vários poços com águas termais, tudo sem invenções do homem, estrutura bem crua e simples como tudo no Atacama, uma delícia de lugar.

 

Dia 5 - 1

Este é o caminho para chegar até os poços, é uma bela caminhada, sobe e desce montanha, um show do deserto:

Dia 5 - 2

 

Salar de Tara

Fica a cerca de 140 km de distância de San Pedro e a 4.300 metros de altitude.

É um dos passeios mais incríveis do Atacama, eu diria que um dos obrigatórios, vale muito a pena, ele dura um dia inteiro e você conhecerá uma das jóias raras do deserto.

Uma das nossas paradas foi num mirante onde era possível ver o paredão de rochas, lindo!

Dia 6 - 2

 

 

IMG_8976

 

Dia 6 - 1

Por fim, fizemos um passeio noturno (não foi possível tirar foto) com a agência Space para ver o céu do Atacama, que é considerado o mais limpo do mundo.

Este foi um passeio surreal!

É possível ver estrelas de diferente cores, tivemos uma aula de astronomia incrível e o céu é de fato o mais lindo que já vi! a sensação é de estar vendo as fotos dos livros da escola. É possível comprar este passeio pela internet e recomendo que faça isso, quase não conseguimos vaga, é bem concorrido.

Resumo: vá! o Atacama é mágico! Pretendo voltar um dia.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s